quinta-feira, 30 de agosto de 2007

SITES DE GRUPOS DE TEATRO E COMPANHIAS QUE DESENVOLVEM TRABALHOS SOCIAIS COM O TEATRO:

As atividades com o teatro implicam muito mais do que exercícios no âmbito estético. O teatro consegue com suas ações artísticas, intervenções nas dinâmicas sociais e na formação de comunidades emocionais, que pela vivência estética atingem a instância de uma prática ética fundamental para a sua sobrevivência e desenvolvimento, dignos dos direitos de cidadania.

A Intrépida Trupe[1] é um grupo difusor da linguagem circense na abordagem de menores carentes em projetos sociais no Brasil. Em 1990, realizou oficinas e espetáculo com menores carentes em Lisboa, num projeto em parceria com o Ministério da Justiça de Portugal e a escola de circo “Chapitô”. O grupo participou também do projeto com meninos de rua da Lapa, parceria do Circo Voador com o Governo do Estado do Rio de Janeiro.A experiência do grupo no projeto “Se essa rua fosse minha…” iniciada em 1992 comprova a eficácia do circo no processo de reintegração social dos meninos e meninas atendidos. (...) A atuação da Intrépida neste projeto inspirou iniciativas nessa área no Brasil e no exterior, como por exemplo o projeto “Cirque du Monde” (Cirque du Soleil/Jeunesse du Monde) no Rio, Recife, Belo Horizonte, Chile, México, Canadá, EUA, Camarões, Senegal, Costa do Marfim, África do Sul, Austrália e Mongólia. Recebem meninos e meninas de projetos sociais do Rio de Janeiro, em seus espetáculos.
Figura 8: Circo Místico, espetáculo do grupo "Levantando a Lona"- 2002núcleo de circo do AfroReggae no Morro do Cantagalo – Copacabana

Outra experiência de destaque é o trabalho dos Doutores da Alegria[2]. Essa trupe, além do trabalho com a formação de outros atores/palhaços, realiza uma experiência cênico-clínica e hospitalar. O seu trabalho está diretamente ligado à recuperação da saúde via a instauração do Estado de Riso.


Doutores da Alegria - Arte, Formação e Desenvolvimento.

Uso infantil
ComposiçãoHumor..............................................................................................................................100%Formação artística profissional e contínua......................................................................100%Sistematização e disponibilização de conhecimento - Centro de Estudos......................100%Administração e captação de recursos eficientes............................................................100%
Informações históricas

Em 1986, Michael Christensen, um palhaço americano, diretor do Big Apple Circus de Nova Iorque, apresentava-se numa comemoração num hospital daquela cidade, quando pediu para visitar as crianças internadas que não puderam participar do evento. Improvisando, substituiu as imagens da internação por outras alegres e engraçadas. Essa foi a semente da Clown Care Unit™, grupo de artistas especialmente treinados para levar alegria a crianças internadas em hospitais de Nova Iorque. Em 1988 Wellington Nogueira passou a integrar a trupe americana. Voltando ao Brasil, em 1991, resolveu tentar aqui um projeto parecido, enquanto ex-colegas faziam o mesmo na França (Le Rire Medecin) e Alemanha (Die Klown Doktoren). Os preparativos deram um trabalho danado, mas valeu: em setembro daquele ano, numa luminosa iniciativa do Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em São Paulo (hoje Hospital da Criança), teve início nosso programa.Informações técnicas
Nossa missão é ser uma organização proeminentemente dedicada a levar alegria a crianças hospitalizadas, seus pais e profissionais de saúde, através da arte do palhaço, nutrindo esta forma de expressão como meio de enriquecimento da experiência humana. Somos uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que realiza cerca de 50 mil visitas por ano a crianças internadas em hospitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.
IndicaçõesTraumas ligados à hospitalização infantil: perda de controle sobre o corpo e a vida; atitudes negativas em relação às doenças e à recuperação. Contra-indicaçõesNão há. PosologiaA besteirologia deve ser aplicada diariamente até que o paciente não saiba mais como ficar triste. É remédio para a vida toda.


[1] http://www.intrepidatrupe.hpg.ig.com.br/intrepida%5B1%5D.htm#atuacao

[2] http://www.doutoresdaalegria.org.br/

Nenhum comentário: