quinta-feira, 30 de agosto de 2007

SITES DE GRUPOS DE TEATRO E COMPANHIAS QUE PRODUZEM METODOLOGIAS E TÉCNICAS:

O site é hoje um veículo de comunicação e divulgação mercadológica. Além de vender o trabalho de seus emissores/criadores, como qualquer outro instrumento de mercado, faz um escoamento da informação. É o que se entende por capitalismo cognitivo, onde a mercadoria principal é a produção de conhecimentos. Publica conteúdos que podem ser trocados, vendidos, consumidos, experimentados, apreciados, etc., por outros criadores, críticos, divulgadores, estudantes, professores, enfim, profissionais das artes do teatro e/ou áreas afins, público em geral. O Grupo Moitará que tem um trabalho especifico de Teatro de Máscaras, produz e difundi, técnicas de construção e manipulação de máscaras, ao mesmo tempo que, capitaliza-se com este conhecimento.O Moitará percorre o Brasil, instrumentalizando, profissionais da área. Mas antes de sua chegada, a metodologia por eles operada, já tem uma receptividade garantida e realizada através deste veículo.


Metodologia de Confecção da Máscara Teatral do Grupo Moitará.


Esta página não tem o objetivo de ensinar a confeccionar uma máscara, mas de responder a determinadas questões feitas por alunos das oficinas ministradas pelo Moitará e visitantes deste site, referentes ao processo metodológico da técnica de confecção realizada pelo Grupo.

A Máscara, sem sombra de dúvidas, é o mais representativo elemento de toda história do teatro e em todas as culturas são encontradas Máscaras como elementos de comunicação capazes de transmitir a essência da vida de seu povo. Por esta razão, nosso trabalho consiste numa pesquisa teórica e prática do significado artístico e sócio-cultural da Máscara, elaborando a sua função cênica através da confecção e do jogo que ela propõe.

Para a realização de uma Máscara Teatral não basta o mascareiro ter um conhecimento técnico dos materiais utilizados em sua confecção. É importante concebê-la enquanto um elemento que detém características próprias necessárias para sua funcionalidade cênica, considerando sua relação com o espaço físico onde será utilizada, contexto na qual está inserida, época e todas as suas particularidades de estilo de linguagem . Neste sentido primeiramente realizamos um estudo reunindo informações existente entre a índole, as características tipológicas, os estímulos sensoriais e todos os aspectos de ordem fenomenológica e conceituais; individualizando dentro de um contexto histórico e cultural que esteja de acordo com a necessidade do tipo de Máscara que pretendemos construir. Com referência nesses princípios, o Grupo Moitará dedica-se ao desenvolvimento de uma metodologia de trabalho, que pensa a Máscara Teatral enquanto um elemento essencial, uma invenção que se coloca a serviço da vida. Atualmente o grupo vem realizando um estudo inédito para a criação de Máscaras de "tipos" representativos do universo cultural brasileiro, fazendo alguns paralelos com os tipos-fixos da Commedia dell'arte.

Utilização

A Máscara Teatral não é um simples objeto artístico para cobrir o rosto, substituindo o trabalho de ator. Diferentemente de um quadro ou uma escultura, a Máscara não pode "viver" sozinha. A fisionomia é um afloramento de linhas de forças que produzem seu sentido de vida. Cada traço, relevo - todo seu feitio - definem características relacionadas a um peso, uma idade, um ritmo, um comportamento. Sugerem um estilo de jogo com qualidade de energia específica. Propõem um estado de representação - apenas sendo possivel vivê-lo diante de um pleno comprometimento físico do ator, imerso em um processo dinâmico inerente à Máscara. Por isso tudo é importante o ator conhecê-la em todos os seus detalhes, desenvolvendo uma verdadeira amizade, relacionando-se com todos seus sentidos. A linguagem da Máscara é feita de luz e sombra, de sons fortes e suaves, de silêncio, de movimentos e pausas, harmoniosamente contrapostos.

Com referência nesses princípios, o Moitará realiza um treinamento sistemático; pesquisa uma metodologia para o trabalho do ator, utilizando vários estilos de Máscaras.

Máscaras Larvárias: São rostos inacabados, formas simplificadas da figura humana, que remetem ao primeiro estado dos insetos. Fazem parte do grupo de Máscaras inteiras e silenciosas, que não permitem a voz, mas exprimem a essência da palavra falada através das ações. Têm um jogo largo, normalmente orientado pelo nariz.

Máscara Neutra: A Neutra é uma Máscara de fisionomia simples e simétrica, sem conflitos, que propõe ao ator ampliar todos os seus sentidos. Através do silêncio ela se relaciona com todo o universo presente. A Máscara Neutra não é um personagem, é um estado que se apóia na calma e na percepção, fontes de vida para todas as outras Máscaras. Através dela o ator entende o que é um corpo decidido, presente, vivo dentro de um estado de representação, fora das convenções.

Máscaras Expressivas: São Máscaras de feições mais elaboradas, com definições de caráter, que traduzem estados de ânimo. Pertencem à categoria das Máscaras silenciosas, onde a palavra, por sua vez, está oculta na ação física do personagem. Seu jogo é minucioso e objetivo, podendo ser enriquecido com a presença da contra- máscara, direção inversa ao caráter principal da Máscara.


Máscara Abstrata: São máscaras inteiras de formas geométricas - sem menção animal ou humana - que propõe ao ator um jogo acrobático e abstrato criado a partir das linhas de força da máscara, relacionando-se com o espaço.


Meias–Máscaras: São Máscaras falantes que cobrem somente a parte superior do rosto. Geralmente representam "tipos-fixos", podendo condensar nelas vários personagens. Seu jogo propõe ao ator encontrar um corpo e uma voz que se ajustem ao propósito do personagem e da situação, levando o texto para além do cotidiano.


Tipos Populares: Atualmente o Moitará vem desenvolvendo um trabalho com Máscaras representativas de "tipos" populares brasileiros, buscando encontrar a fisicalidade e a vocalidade sugeridas pelas Máscaras, suas características típicas, assim como seus contextos culturais.

Nenhum comentário: