quinta-feira, 30 de agosto de 2007

SITES DE CENTROS DE ESTUDO E BANCO DE DADOS

http://cairte.com.sapo.pt
http://www.theatreoftheoppressed.org/en/index.php?useFlash=1
http://www.videotexto.info/indice_s_z.html
http://www.videotexto.info/index.html
http://www.cbtij.org.br/
http://www.ctac.gov.br/index.htm
http://www.espacocenografico.com.br/
http://www.pacc.ufrj.br/brecht/brecht.html
http://www.pagebuilder.com.br/proscenio/bibliote.htm
http://www.truks.com.br/centro/index.htm
http://www.galpaodocirco.com.br/cefac/
http://conhecimentosgerais.com.br/teatro/
http://www.teatrosaopedro.sp.gov.br/m-opera.html
http://www.circominimo.com.br/
http://www.circodelico.com/
http://www.oz-academiaerea.com.br/
http://www.fractons.com/new/
http://sampa3.prodam.sp.gov.br/ccsp/linha/bpt/bpt.htm
http://www.act.art.br/
http://www.eca.usp.br/enciclopedia/
http://www.centrodaterra.com.br/
http://www.geocities.com/fabricasaopaulo/
http://www.teatro.ufba.br/gipe/
http://www.kuhner.com.br/catalogo/


Desta categoria, apresento dois Centros de Pesquisa - que também vivem, uma natureza de grupo, companhia de teatro – por motivos diferentes: um por sua história e o outro Pela produção de uma obra, um glossário, que disponibiliza, sem restrições nenhuma, um material didático de altíssima qualidade.


O Lume[1], Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Universidade Estadual de Campinas é um dos mais conceituados centros de pesquisa teatral do Brasil. Desde sua criação vem se dedicando a elaborar e codificar técnicas corpóreas e vocais de representação, redimensionando o teatro enquanto ofício, como uma arte do fazer e o ator como um artesão que executa ações, entendendo técnica e criação como elementos inseparáveis. Buscar o “ser ator” através do princípio de se pesquisar o homem e suas relações, corpo e dimensão interior, via treinamento e representação. O ator entendido enquanto pessoa, enquanto filho de determinada cultura e enquanto profissional do palco. As origens do Lume repousam na experiência de Luís Otávio Burnier (1956 – 1995), especialmente em seus oito anos de treinamentos e pesquisas na Europa. Burnier estudou três anos com Etienne Decroux, criador da Mímica Corporal moderna e trabalhou com Eugenio Barba, Philippe Gaulier, Jacques Lecoq, Ives Lebreton, Jerzy Grotowski e com mestres do teatro oriental (Noh, Kabuki e Kathakali).



O LUME é um Núcleo de Pesquisa Teatral, cujo foco de atenção é o trabalho do ator, sua técnica e sua arte. Criado em 1985, o LUME vem se dedicando a elaborar e codificar técnicas corpóreas e vocais de representação, redimensionando o teatro, enquanto ofício, como uma arte do fazer e o ator como um artesão que executa ações. Durante sua existência, o LUME criou os seguintes espetáculos:

Macário (1985), dir. Luis Otávio Burnier.
Duo para Piano e Mímica (1985), dir. Luis Otávio Burnier
Guarani (1986), dir. Luis Otávio Burnier.
Kelbilim, o cão da divindade (1988), dir. Luis Otávio Burnier
H2 Olos (1988), dir. Luis Otávio Burnier
Nostos (1990), dir. Luis Otávio Burnier
Wolzen (1991), dir. Luis Otávio Burnier
Sleep e Reincarnation from the Empty Land (1991), dir. Natsu Nakajima
Valef Ormos (1992), dir. Luis Otávio Burnier
Taucoauaa Panhé Mondo Pé (1993), dir. Luis Otávio Burnier
Anoné (1995), dir. Carlos Simioni
Mixórdia em Marcha-Ré Menor (1995), dir. Ricardo Puccetti
Cnossos (1995), dir. Luis Otávio Burnier
Contadores de Estórias (1995), dir. Ricardo Puccetti
Cravo, Lírio e Rosa (1996), dir. Carlos Simioni e Ricardo Puccetti
Afastem-se Vacas que a Vida é Curta (1997), dir. Anzu Furukawa
La Scarpetta (1997), dir. Nani Colombaioni e Ricardo Puccetti
Parada Musical (1998), dir. Kai Bredholt e LUME
Café com Queijo (1999), dir. LUME
Um Dia... (2000), dir. Naomi Silman
Shi-Zen, 7 Cuias (2004), dir. Tadashi Endo
Estes espetáculos, juntamente com o repertório de workshops e demonstrações técnicas do LUME, vêm sendo apresentados pelo Brasil e também em muitos países do exterior. Ao longo dos anos, no desenvolvimento de seu trabalho, o LUME manteve contatos e realizou intercâmbios práticos com diversos grupos e pesquisadores do teatro:

Eugenio Barba e o Odin Teatret (Dinamarca) desde 1987
Iben Nagel Rasmussen e Grupo FARFA (Dinamarca) desde 1987
Teatro Tascábile di Bergamo (Itália) em 1987
Teatro Pottlach (Itália), no Brasil, 1987.
La Carpa (Equador), no Brasil, 1988.
Jerzy Grotowski (Polônia), nos EUA, 1988.
Lina do Carmo (Brasil), no Brasil, 1989.
Roberto Bacci (Itália), no Brasil, 1989.
Teatro Ridotto (Itália), no Brasil, 1990 e Itália, 1997.
Natsu Nakajima (Japão), no Brasil 1991, 1995 e 1996.
Toni Cots (Espanha), no Brasil, 1992 e 1993.
Danielle Finzi Pasca e Teatro Intimo Sunil (Suíça), no Brasil, 1992 e 1994.
Mestre Lee Bou Ning (China), no Brasil, 1993.
Helena Vasina (Rússia), no Brasil, 1993.
Maria Bonzamigo (Suíça), no Brasil, 1993.
Jean Marie Pradier (França), no Brasil, 1994
Leszeck Kolankiewicz (Polônia), no Brasil, 1994.
Thomas Leabhart (EUA), no Brasil, 1994.
César Brie (Argentina) e Teatro de Los Andes (Bolívia) desde 1999
Anzu Furukawa (Japão), no Brasil, 1996 e 1997.
Kai Bredholt (Odin Teatret, Dinamarca) desde 1995.
Philippe Gaulier (França), em Londres, Inglaterra, 1996.
Angela de Castro (Brasil e Inglaterra) desde 1997
Nani e Leris Colombaioni (Itália), na Itália, 1997 e 1998, e no Brasil, 1998.
Sue Morrison (Canadá) desde 1999
Dell'Arte School of Physical Theater (EUA) desde 2000
Tadashi Endo (Japão) desde 2002

O LUME também participou como grupo convidado da International School of Theatre Anthropology (ISTA) na França, Itália e Brasil; no Irvine Work Session com Jerzy Grotowski nos EUA; no International Seminar Research on Actor´s Tecnique na Dinamarca, Itália e Brasil; e em diversos festivais de teatro nacionais e internacionais: Bahia Blanca (Argentina), Cusco e Lima (Peru), Patras (Grécia), Festival International de Clowns El Montacargas (Madri, Espanha), Edinburgh Fringe Festival (Escócia), III Festival International de Teatro (Quito, Equador), International Festival for Experimental Theatre (Cairo, Egito) VI Festival International de la Cultura (Sucre, Bolívia), Mad River Festival (Blue Lake, Califórnia, EUA), V Festival International de Teatro de Belo Horizonte, I Mostra Internazionale del Clown di Castelfiorentino (Itália), III Festival International de Teatro de Santa Cruz (Bolívia), 11 edizione In Canti & Banchi (Castelfiorentino, Itália) e Porsgrunn Internasjonale Teaterfestival (Noruega) entre outros.
O LUME realizou a tradução portuguesa de duas grandes obras do teatro contemporâneo, de autoria de Eugenio Barba (diretor do Odin Teatret da Dinamarca): ALÉM DAS ILHAS FLUTUANTES e A ARTE SECRETA DO ATOR. Edita anualmente a REVISTA DO LUME desde 1988 e possui dois livros editados: A ARTE SECRETA DO ATOR, de Luís Otávio Burnier e A ARTE DE NÃO INTERPRETAR COMO POESIA CORPÓREA DO ATOR de Renato Ferracini. As pesquisas, sobre a arte de ator, desenvolvidas pelo LUME têm sido transmitidas a diversos profissionais do teatro (indivíduos e grupos), o que fez com que o LUME se tornasse uma referência a todos os interessados neste campo.


[1] http://paginas.terra.com.br/arte/lume/


O ESPAÇO CENOGRÁFICO E SEU GLOSSÃRIO DE TERMOS TECNICOS DE TEATRO.


O Espaço Cenográfico[2] é um laboratório permanente de pesquisa e experimentação nas áreas de cenografia, arquitetura teatral e outras linguagens a fins. A idéia da criação desse centro de estudos nasceu da ampliação da demanda por profissionais da área e da conseqüente necessidade de se criarem alternativas para os interessados em pesquisar e fazer cenografia
.O glossário é resultado de anos de pesquisa do Espaço Cenográfico. Ele já foi publicado durante as primeiras edições do Espaço Cenográfico News. Sempre que tivemos acesso a um novo termo, ele passará a fazer parte do glossário e estará automaticamente no site.


[2] http://www.espacocenografico.com.br/

Um comentário:

Ana Carneiro disse...

Wlad - parei no seu blogg. Essencial essa recolha. Estou fazendo algo assim ligado ao teatro de rua, para o nosso curso. Vou repassar o endereço para meus alunos e para os professores do curso.
Em algum momento refaço contato e lhe envio notícias etc.
Li seus textos (obrigada por deixá-los para mim).
Essa semana estarei com Graça Veloso. EStá vindo a Uberlândia para o Festival Universitário.
Grande abraço.
Ana Carneiro