quarta-feira, 22 de agosto de 2007

CARTOGRAFIA FABULOSA

Há um comentário, nas primeiras páginas deste blog, onde escrevo que cheguei a pensar que nem precisaria para cartografar este objeto, de categorias definidas a priori, isto é, externas as obras em questão. Poderia, explicitamente, ouvir as próprias obras, deixando que categorias emergissem de seu interior. Exatamente agora, ao iniciar esta cartografia – ao debruçar-me sobre os conteúdos dos sites; ao navegá-los, incessantemente - perceptos saltaram sobre mim, dando-me as possibilidades necessárias para a construção de novos afectos com esta cartografia. Decidi por uma fabulação muito particular, própria e partindo de um princípio único: que os sites pesquisados digam de si; de que deles mesmos apareça conteúdos textuais para esta escritura, categorias indutoras para a sua análise. Creio que é exatamente isso que vai acontecer. E isto é tão interessante quanto complexo.

No material encontrado na internet estão alguns sites que representam a produção do teatro como Net-cenas. Para melhor cartografar estas escrituras, organizei os sites de teatro em oito categorias:

· Site de Grupos de Teatro e Companhias Nacionais.
· Site de Centros de Estudos e Pesquisas
· Site de Entidades Representativas
· Site de Revistas Digitais Nacionais de divulgação do Teatro
· Site de Instituições Públicas da Política Cultural para o Teatro.
· Site de Escolas de Teatro e Universidades com cursos de Teatro ou Artes Cênicas.
· Site de Festivais de Teatro no Brasil.
· Outros Sites (subcategorias como blogs, fotologs, podcast, etc.).

Este forma de “organização” é apenas uma estratégia de abordagem dos objetos. Muitos dos sites aqui apresentados poderiam estar presentes em duas ou três dessas categorias, o que na verdade, os qualificam, ainda mais, como escrituras hipermidiáticas. Outro fato é que haveria outras categorias a serem identificadas, melhor ainda, inventadas numa cartografia desta natureza: sites de Teatros e Espaços Cênicos do Brasil, sites de Empresas especializadas na comercialização de materiais técnicos para a cena, etc. Tantas outras mais, poderão surgir no desdobramento e publicação desta pesquisa. Mas destaco que este é um aspecto muito interessante para a manutenção e atualização desta cartografia.

Nenhum comentário: