quinta-feira, 30 de agosto de 2007

SITES DE GRUPOS DE TEATRO E COMPANHIAS QUE DESENVOLVEM NÚCLEOS DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA:

Há grupos e companhias que desenvolvem ações de registro do seu fazer, numa clara preocupação com os aspectos documentais e de memória de sua produção, estabelecendo assim o seu papel, na construção do panorama artístico do país. É o caso do projeto MEMÓRIA TÁ NA RUA.

Grupo Ta na Rua[1].

O Tá Na Rua que nasce em 1980 surge a partir da reunião de um coletivo de atores insatisfeitos com os limites ideológicos da atividade teatral. No espaço aberto das ruas, o grupo encontra a liberdade necessária para trabalhar intensamente na criação de uma linguagem teatral mais próxima das características e das necessidades do povo brasileiro. O Tá Na Rua, que completou 25 anos em 2005, é um dos grupos teatrais mais reconhecidos do país, ocupando um lugar de suma importância no seu panorama cultural. Mais do que um grupo de teatro, o Tá na Rua é hoje uma instituição sócio–cultural, dedicada à criação artística, à pesquisa de linguagem e ao desenvolvimento de atividades de caráter pedagógico e de promoção da cidadania através da cultura. Orgulhoso de seu passado, o Tá Na Rua comemorou seus 25 anos com os olhos voltados para o futuro. Que venham outros (muitos) 25 anos, e o Tá Na Rua siga por aí abrindo a sua trouxa, de onde saltam os trapos coloridos da fantasia que carregam séculos, milênios de teatro, ao alcance de seu coração!


A preocupação com os caminhos da pesquisa teatral no Brasil levou o Grupo TÁ NA RUA, desde suas origens, a manter um registro freqüente – e em muitos períodos, diário – de suas atividades práticas, experiências, discussões. Constituiu-se assim um valioso acervo documental com fotos, vídeos, anotações sobre ensaios, oficinas e espetáculos que possibilitam uma aproximação mais ampla e profunda com a linguagem e o pensamento do grupo e de seu coordenador e “mentor intelectual”, Amir Haddad. A esta documentação específica, soma-se um Banco de Peças, de autores nacionais e estrangeiros, com aproximadamente 500 obras catalogadas. Este Núcleo, localizado na sede do grupo, na Av. Rio branco, 179 – 5º andar, se encontra atualmente em fase de organização e processamento informatizado de seus conteúdos, estando por isso, apenas parcialmente disponível pra pesquisa.

Projeto Memória Ta na Rua

O processo criativo do grupo Tá Na Rua sempre esteve amparado por um intenso trabalho de pesquisa e documentação, realizado por seus próprios integrantes, gerando um dos mais completos registros sobre a produção artística de um grupo teatral no Brasil. Este acervo documental será recuperado, organizado e divulgado através do projeto MEMÓRIA TÁ NA RUA, aprovado pelo PROGRAMA PETROBRAS CULTURAL/ MEMÓRIA DAS ARTES.O acervo documental do Tá Na Rua é composto por textos, fotos, vídeos, figurinos, discos, livros e outros materiais reunidos e produzidos pelo grupo ao longo de sua trajetória. O projeto MEMÓRIA TÁ NA RUA vai garantir acesso público a este patrimônio cultural, através da publicação de livros, DVD, CD –Rom, portal do grupo na Internet, entre outros meios. A realização do projeto MEMÓRIA TÁ NA RUA representa uma grande conquista para o grupo, e permitirá a artistas, estudantes, pesquisadores de artes cênicas e o público em geral conhecerem mais sobre a experiência do Tá Na Rua, contribuindo para um maior aprofundamento dos estudos sobre a historia do teatro brasileiro.



[1] http://www.tanarua.com.br

Nenhum comentário: