quinta-feira, 30 de agosto de 2007

SITES DE GRUPOS DE TEATRO E COMPANHIAS QUE PRODUZEM O SEU FAZER TEATRAL ARTICULADO COM OUTRAS ÁREAS.

Este é um ponto de análise que traça o rastro de um fazer não tão raro, mas de muita complexidade, inclusive porque, muitas vezes, um resultado cênico, não muito bem resolvido, compromete tanto o fazer teatral quando a ciência ou quaisquer outras áreas, impedindo os diálogos multidisciplinares, na cena.

COMPANHIA ARTE CIÊNCIA NO PALCO[1]

Um projeto pioneiro no Brasil Foi criado em 1999 por Carlos Palma e Adriana Caruio projeto Arte Ciência no Palco. Reconhecido pelo público e pela crítica tem no histórico de seus espetáculos a participação no Funarte Cidades, o Mês Teatral da Prefeitura de São Paulo, o Prêmio Mambembe melhor ator, Prêmio Qualidade Brasil melhor espetáculo e indicação a melhor ator, três indicações em 2001 ao Prêmio Shell de melhor diretor, melhor iluminação e melhor cenário e Prêmio Estímulo Flávio Rangel do Governo de São Paulo. A idéia surgiu de "Einstein" (estreou em 1998 no Brasil) que assistimos no Chile em 1995. A peça nos despertou não só para a beleza conceitual que acompanha cada descoberta, mas para a possibilidade de investigar as angústias e os aflitivos dramas dos que pensam e praticam a ciência. Quando repetidamente dizemos que a ciência não é só dos cientistas é para lembrar das nossas responsabilidades diante dos rumos que o conhecimento científico pode gerar em nossa civilização.
O teatro possibilita pensar a ciência e construir uma dimensão nova na cabeça do público. Ele pode fazer o espectador descobrir a inevitável obrigação de decidir não só o seu futuro, mas de interferir no de todos, no planeta. Têm um repertório de espetáculos no site abaixo:

[1] http://www.arteciencianopalco.com.br/

Nenhum comentário: