terça-feira, 8 de janeiro de 2008

OBSERVATÓRIO DO TEATRO NA WEB

O OBSERVATÓRIO JÁ NASCE COM O ESPÍRITO DA METARECICLAGEM

BELÉM DO PARÁ SEDIOU O PRIMEIRO OBSERVATÓRIO DO TEATRO NA WEB DA REGIÃO AMAZÔNICA. ESTA INICIATIVA NASCEU PELA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NESTE BLOG: O TEATRO NA NET. PORTANTO, FOI NTENÇÃO DO PROJETO INCORPORAR ESTE BLOG AO GRUPO DE BLOGS QUE FORMARAM O OBSERVATÓRIO DA ESCOLA DE TEATRO E DANÇA DA UFPA EM 2008 SOB A COORDENAÇÃO DE WLAD LIMA, KARINE JANSEN, OLINDA CHARONE E IARA REGINA SOUZA, TODAS PROFESSORAS/PESQUISADORAS DA ETDUFPA.


CONHEÇA AS DIRETRIZES DESTE PROJETO DE EXTENÇÃO:


OBSERVATÓRIO DO TEATRO NA WEB


A Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará se reconhece parte do movimento da sociedade envolvido em produzir e refletir sobre as artes do teatro. Para as categorias artísticas locais esta instituição é uma instância fundamental e importante na gestação de ações artísticas, principalmente nas de funções formativas. Colocando-se como uma antena para as transformações que advêm com as novas tecnologias, a Etdufpa propõe - como elemento constituinte que é dessa nova era - compreender o papel da cibercultura na produção, reflexão e difusão do teatro.
Em um país de dimensões tão extensas e em uma região como a amazônica, caracterizada pela fragilidade da organização sócio-cultural, a não democratização das políticas públicas, pela pobreza da maioria da população, por seu analfabetismo digital, a Universidade precisa estabelecer redes de comunicação e trabalho para atuar como propulsora e líder de processos de desenvolvimento, de fortalecimento da cidadania, enfim, ser reconhecida como instituição a serviço da sociedade amazônida.
Como é possível ler em seu PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional, a Ufpa, para alcançar estes objetivos, propõe três metas básicas: promover a integração permanente entre a Universidade e a sociedade, promover a socialização de conhecimentos produzidos e acumulados na Academia e estimular e apoiar projetos voltados para o empreendedorismo na Amazônia.
Com base nestas metas, o projeto de extensão Observatório do Teatro na Web visa fornecer a atualização necessária - em pensamentos e ações - para a compreensão das relações entre o teatro e as novas tecnologias, na contemporaneidade. Para tanto, quer, imediatamente, instrumentalizar alunos, criadores de cena e toda a comunidade interessada, nos domínios dos novos meios de produção e difusão de informações e conhecimentos, principalmente, sobre o fazer teatral, e em particular, do Estado do Pará. Tem em perspectiva, encontrar caminhos de construção e difusão de nosso saber criativo, para que os mesmos revelem, nesta arte, suas possibilidades de empreendimentos.
A ação básica deste projeto é ampliar os campos de atuação da Ufpa, instituindo um território presencial de experimentação – o Laboratório das linguagens multimídias – bem como, novos territórios virtuais, como serão os blogs construídos em seu Observatório do Teatro na Web.
O objetivo geral deste projeto é a criação do Observatório do Teatro na Web da Etdufpa. Um observatório para o reconhecimento da produção de informações e conhecimentos sobre as artes do teatro, disponibilizados na internet, para assim estimular a produção de informações e conhecimentos, específicas sobre o fazer teatral no Estado do Pará. Um observatório tanto presencial quanto virtual.
Seus objetivos específicos são:

Compreender a constituição das ciberculturas, com base nos conceitos de usabilidade, acessibilidade, produtividade e disponibilidade.
Aprender a pesquisar na rede, selecionar sites e analisar conteúdos.
Dominar, básica e tecnicamente, o uso de softwares e hardwares para construção de conteúdos.
Aprender a arte de blogar.
Ampliar o conhecimento sobre a produção teatral (local, regional, nacional.
Exercitar a comunicação e o trabalho colaborativo em rede.
Registrar, refletir e questionar a produção teatral do Estado do Pará.
Estimular a criação de documentos e obra virtuais a serem disponibilizados como recursos didáticos para o ensino/aprendizagem das artes do teatro

O Observatório do Teatro na Web pretende ser um espaço extensivo e complementar as atividades pedagógicas formativas tanto dos cursos técnicos - de atores e de cenógrafos – quanto do Programa de Teatro Infanto-juvenil da Escola de Teatro e Dança. Este projeto quer estimular o aparecimento de ações de superação às resistências de registro, reflexão e problematização do fazer teatral no Estado do Pará; quebrar as dicotomias, o fazer teatral dentro e fora da instituição Universidade Federal do Pará.